Biografia

Duaia é meu apelido desde bebê.


Dado pela priminha que ainda não conseguia dizer “Maria do Rosário”. Cresci e o apelido virou nome artístico.

Comecei Arquitetura, em 1980, e logo interrompi a UFRJ, pois o chamado do palco foi mais forte. Cursei Bacharelado em Teatro na UNI-Rio, de 1983 a 1987, a seguir, fiz Licenciatura em Arte-Educação e tempos depois, o Mestrado em História da Ciência na Fiocruz, de 2001 a 2004. Continuarei sempre estudando.

Teatro amador, universitário, de rua, teatrão, experimental, vaudeville, brechtiano, musical, infantil, stanislavskiano, besteirol, tragédia, drama, comédia, cult, de câmara... sim, tenho tido belas experiências com diretores como José Renato, Claudia Valli, Miguel Falabella, Cacá Mourthé, Eduardo Wotzik, André Mattos, Moisés Bittencourt, Miguel Oniga, João Fonseca e o imenso artista e amigo Domingos Oliveira, com quem tive ainda o prazer de colaborar na escrita e de ser por ele dirigida em TV e Cinema, nos longas Paixão e Acaso e Primeiro Dia de Um Ano Qualquer.

Produzi em parceria com a multi-talentosa Claudia Valli e também realizei projetos solo. Escrevi, produzi, e encenei o infantil Leio Porque Quero (Prêmio Caravana Funarte 2005) e o solo 4-Peça de Câmara para 1 Atriz e 4 Personagens (Prêmio Estímulo à Dramaturgia), que apresento em curtas temporadas desde 2013.

Além do trabalho no palco e em audiovisual, encaro outros desafios. Um deles é cantar. Outro é escrever, o que aprendo a cada dia com meu amado Joaquim Assis, parceiro de vida e obras.

Passando dos 50 anos sigo com ganas de criar, de trabalhar em conjunto, com objetividade, harmonia. E é bom saber que Arte transforma.


TEATRO

AUDIOVISUAL

VIDEO E TV

 

TRABALHO MAIS RECENTE


“4 PEÇA DE CÂMARA PARA 1 ATRIZ E 4 PERSONAGENS”


2018, Comédia Dramática


Assista ao trailer —
home_actor_pic5
35

Anos de carreira

home_actor_pic4
62

Trabalhos realizados

home_actor_pic6
28

Peças Encenadas

home_actor_pic3
4

Prêmios recebidos


Mais de 30 anos
de carreira,
muitos trabalhos realizados,
muitos projetos a realizar.


"Conheci Duaia Assumpção em 1988.Ela fazia parte do elenco de Guerreiras do Amor, peça adaptada e dirigida por Domingos Oliveira baseada na Lisístrata do Aristófanes. Impressionou-me de saída, pela força da interpretação, como a espartana Lampito

Há trinta anos acompanho de perto sua carreira, nas várias atividades que exerce com profundidade e competência.

Não sei o que mais ressaltar e elogiar em Duaia, se a ótima atriz de tantas peças e tantos filmes, na comédia e no drama; se a talentosa autora premiada que hipnotiza na cena em 4 - Peça de Câmara para 1 Atriz e 4 Personagens, que também dirige, se a eficiente produtora, minha sócia na Cinemeiros Artes; se a maravilhosa pessoa que é. Sem falar na cantora. Pois é, ela também canta, e canta bem.

Trabalhamos juntos algumas vezes. Com apoio da Fundação Vitae, escrevi o roteiro cinematográfico Tudo é Muito Importante com argumento e colaboração de Duaia. E também lecionando, por dois anos, na EICTV - Escola Internacional de Cinema e Televisão, em Cuba, quando pude testemunhar seu excelente trabalho como professora e assessora de direção de atores. Não é à toa que inúmeros alunos, de vários países, tornaram-se seus amigos para sempre.

Entre muitos outros ótimos trabalhos como atriz, destaco alguns que me marcaram especialmente: Gert, a asmática de Proibido Amar, peça de Neil Simon dirigida por Domingos; Juanita, a milionária louca de Tequila, de Claudia Valli; Pefige, a menina viciada em livros de Leio Porque Quero, de sua autoria; Benona, a solteirona virgem de O Santo e a Porca, peça de Suassuna dirigida por João Fonseca; Gloria, a cantora decadente de Turbilhão e do longa metragem Paixão e Acaso, de Domingos Oliveira; vários personagens do besteirol Torpedos Românticos de Claudia Valli. E por aí vai…

Ter conhecido Duaia está entre as melhores coisas que me aconteceram na vida. Talvez por isso estejamos juntos desde aquele outono de 1988."

Joaquim Assis


Conheça a Atriz —

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES
ASSINE GRATUITAMENTE A NEWSLETTER


Name *

Email *